Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > 15ª BRIGADA DE INFANTARIA MECANIZADA PARTICIPA DE EXERCÍCIO DE PRONTIDÃO LOGÍSTICA – OPERAÇÃO RORAIMA
Início do conteúdo da página
  • Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 09h37
  • Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 09h39

Cascavel (PR) - No dia 6 de dezembro de 2023, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) iniciou o transporte de 16 Viaturas Blindadas Multitarefas, GUAICURUS, de Cascavel-PR em direção a cidade de Boa Vista-RR. Um comboio de 44 viaturas foi constituído, sob coordenação do 15° Batalhão Logístico, utilizando os modais rodoviário e fluvial e envolvendo 152 militares de diversas organizações militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

O comboio da 15ª Bda Inf Mec em apoio à 1ª fase do Exercício de Prontidão Logística do Comando Militar da Amazônia – OPERAÇÃO RORAIMA, percorreu 8 estados da federação, com percurso por estradas e rios, perfazendo um total de 4.826 km em quase 30 dias de viagem e contando com o suporte de diversas Organizações Militares do Exército e outras instituições.

Já na 2ª fase deste Exercício de Prontidão Logística, desde 24 de janeiro de 2024, a 15ª Bda Inf Mec está contribuindo no transporte de 29 viaturas, entre veículos blindados e não blindados, oriundos do Comando Militar do Oeste (CMO), da cidade de Manaus à Boa Vista-RR, em um trajeto de mais 738 km e que envolve 56 militares de diversas Organizações Militares da Brigada, do CMO e do CMA.

Ainda, como forma de colaborar com a prontidão logística do recém-criado 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Boa Vista-RR, está sendo ministrado o Estágio de Capacitação Específica para operação e manutenção das viaturas GUACURUS. O processo de capacitação foi dividido em duas fases. A primeira, iniciada em janeiro e que segue até 9 de fevereiro, destina-se a avaliações diagnósticas e instruções teóricas, tendo a participação de 29 instrutores e monitores da 15ª Bda Inf Mec. A fase seguinte, ministrada por uma equipe de 22 especialistas vindos das OM do Paraná, será voltada à prática da condução, da chefia do carro, do tiro e da manutenção da viatura multitarefa, alongando-se até 9 de março.

Após a entrega das viaturas e capacitação do pessoal da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, se dará com o retraimento dos militares e meios da 15ª Bda Inf Mec para a guarnição de Cascavel, seguindo, mais uma vez, por um itinerário terrestre e fluvial e com previsão de duração de 20 a 25 dias.