A história da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada se inicia com a fundação das colônias militares de Chopim, no Paraná, e de Chapecó, em Santa Catarina, em áreas disputadas pela Argentina (Questão de Palmas).
Em 1888 o Ministro da Guerra, criou a Comissão Estratégica do Paraná, instalando-se em Guarapuava, com a missão de fortalecer e promover uma aceleração no desenvolvimento desta promissora região.
Em 1971 foi criado, em Guarapuava, o 2° Grupamento de Fronteira, sendo transferido para Cascavel em 1972; transformando-se na 15ª Brigada de Infantaria Motorizada no ano 1980.
Durante os vinte e dois anos que se seguiram, a 15ª Brigada de Infantaria Motorizada se tornaria um dos comandos de tropas mais operacionais e atuantes do Exército Brasileiro, participando de diversas Operações Militares não só no Estado do Paraná, mas em diversas regiões do Brasil.
No ano de 2013, após quarenta e dois anos de muito trabalho e de participação no desenvolvimento dessa região de grande importância estratégica e no contexto do processo de Transformação do Exército, a 15ª Brigada foi escolhida para ser a primeira Grande Unidade de Infantaria do Exército Brasileiro a ser contemplada com veículos blindados sobre rodas, sendo transformada em 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
Com responsabilidade sobre toda a área do Paraná a oeste dos municípios de Londrina, Guarapuava e Palmas, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada possui ainda a importância estratégica de proteger a Usina de Itaipu e outras existentes nos rios Iguaçu e Paranapanema, responsáveis pela geração de aproximadamente 25 por cento da energia elétrica do Brasil, além de ser empregada em Operações de Garantia da Lei e da Ordem e de combate a ilícitos transfronteiriços.
Atualmente, a Brigada reúne sob sua subordinação as seguintes Organizações Militares: em Cascavel, o 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado, o 15° Batalhão Logístico, a 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada e Companhia de Comando da l5ª Brigada de Infantaria Mecanizada. Fora da Guarnição sede da Brigada, o 30° Batalhão de Infantaria Mecanizado em Apucarana, o 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado em Foz do Iguaçu, o 26° Grupo de Artilharia de Campanha em Guarapuava, a l5ª Companhia de Infantaria Motorizada em Guaíra, o 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado em Francisco Beltrão e a l5ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada em Palmas.
Redes Sociais