Foz do Iguaçu (PR) – A Operação Paraná é um exercício combinado entre os Exércitos do Brasil e do Paraguai, sendo que a sua primeira edição aconteceu em 2017, na região Oeste do Estado do Paraná. Naquela ocasião, a atividade contemplou o emprego de uma companhia de fuzileiros mecanizada, formada por militares brasileiros e paraguaios, atuando em um quadro de operações ofensivas e defensivas.
No período de 27 a 30 de maio, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) organizou a 3ª Reunião de Coordenação da Operação Combinada Paraná II, nas instalações do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado em Foz do Iguaçu-PR.
A atividade contou com a presença do General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, Comandante da 15ª Bda Inf Mec, demais militares do Exército Brasileiro e militares do Exército Paraguaio, com destaque para o Chefe do Estado-Maior da 3ª Divisão de Infantaria paraguaia.
O objetivo principal da Reunião foi finalizar o acerto de detalhes de planejamento, bem como realizar um reconhecimento dos locais onde haverá ações militares durante o exercício.
A Operação Paraná II está prevista para ser desencadeada no 2º semestre do corrente ano, com o emprego de um batalhão de infantaria mecanizado inserido em um quadro tático de operações defensivas e ofensivas. Cabe ressaltar que a atividade será desenvolvida próximo à Tríplice Fronteira (Brasil-Paraguai-Argentina), inclusive com ações na Usina Binacional de Itaipu.
Fotos: Seção de Comunicação Social do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado
Redes Sociais