Cascavel (PR) – Nos dias 18 e 21 de janeiro, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) – Brigada Guarani realizou a Operação Comando, em conjunto com a Penitenciária Federal em Catanduvas (PR).
A Operação Comando faz parte do rol de operações conjuntas realizadas rotineiramente entre o Exército Brasileiro e os Órgãos de Segurança Pública e demais Instituições Federais.
A Operação possui como principal objetivo fazer face às crescentes ameaças de organizações criminosas contra o Sistema Prisional Federal. Para isso, serão realizadas diversas atividades de instrução com armamentos de emprego coletivo de grosso calibre, além de treinamento intensivo de técnicas e táticas de operações de garantia da lei e da ordem.
Em uma primeira fase, militares do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado ministraram instruções aos agentes federais de execução penal da Penitenciária Federal em Catanduvas (PR), abordando técnicas de material e de tiro com metralhadora calibre .50 Browning (12,7mm). O armamento é considerado de emprego coletivo e tem alto poder de fogo, podendo ser utilizado em reparos terrestres ou veiculares.
O ponto alto da instrução ocorreu no estande de tiro do Clube Guairacá, onde os agentes federais puderam realizar várias sessões de tiro com a metralhadora calibre 12,7mm, habilitando-se ao emprego desse poderoso armamento.
Fonte: 15ª Bda Inf Mec
Redes Sociais