Cascavel (PR) – O Programa de Proteção Integrada de Fronteiras foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, para o fortalecimento da prevenção do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços.
Tendo como diretriz a atuação integrada e coordenada das Forças Armadas, dos Órgãos de Segurança Pública, dos Órgãos de Inteligência e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, o Programa tem como um de seus objetivos integrar e articular ações das Forças Armadas, de segurança pública da União, de inteligência e de controle aduaneiro com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira da Argentina, Paraguai e Bolívia.
A Operação Ágata Graal conta com a participação de tropas da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, atuando em coordenação com os Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização, das esferas Federal, Estadual e Municipal.
A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) - Brigada Guarani está participando da Operação Ágata Graal desde a madrugada de 24 de setembro, conduzindo operações preventivas e repressivas, tais como: patrulhamentos e reconhecimentos terrestres e fluviais, estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbanas e fluviais, revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves, e intensificação da fiscalização de produtos controlados.
Dentro do contexto da Operação, a 15ª Bda Inf Mec recebeu a visita do General de Divisão Altair José Polsin, Chefe do Emprego da Força Terrestre, acompanhado do General de Brigada Carlos André Alcântara Leite, Chefe do Centro de Coordenação e Operações do Comando Militar do Sul, e do General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, Comandante da 15ª Bda Inf Mec.
A 15ª Bda Inf Mec está constituindo a Força Tarefa Componente (FTC) Charlie, com as respectivas células de estado-maior compostas por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, trabalhando de forma integrada.
Durante a visita, a comitiva foi ambientada sobre as ações realizadas pela FTC Charlie e as características de sua área de operações.
Na sequência, as autoridades seguiram em aeronave para a região de Foz do Iguaçu e Palotina, ambas no Paraná, para verificação do andamento das atividades da Operação Ágata Graal na faixa de fronteira.
Fonte: 15ª Bda Inf Mec
Redes Sociais