Cascavel (PR) - O Programa de Proteção Integrada de Fronteiras foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, para o fortalecimento da prevenção do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços.
Desta forma, no dia 25, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), reforçada pelo 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec), iniciou a Operação Fronteira Sul I nas áreas localizadas dentro da faixa de fronteira nos Estados do Paraná e Santa Catarina, conforme regulamentado pelo Decreto nº 85.064, de 26 de agosto de 1980.
A Operação está sendo desencadeada em coordenação com diversos Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização Federais, Estaduais e Municipais, em ambiente interagências, com os objetivos de fortalecer a presença do Estado na região o atuar contra ilícitos transfronteiriços e ambientais.
Inicialmente, foi realizada uma formatura de aprestamento da Força Tarefa Guarani, presidida pelo Comandante da 15ª Bda Inf Mec, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa. Ao longo da operação, com amparo no Art. 16-A, da Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, serão conduzidas operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres e fluviais; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbana e fluviais; revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves; e intensificação da fiscalização de produtos controlados.
Já no primeiro dia da operação, a 15ª Bda Inf Mec recebeu a visita do Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, General de Brigada Carlos José Russo Assumpção Penteado, que pode presenciar o início da atuação da tropa e uma Ação Cívico-Social realizada no município de Santa Helena-PR.
Redes Sociais