Cascavel (PR) - Comemorando os 10 anos do início do processo de transformação estratégica de Brigada Motorizada para Brigada Mecanizada, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) – Brigada Guarani, realizou no dia 8 de novembro, no 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (33º BI Mec), eventos comemorativos para marcar esta importante data.
As comemorações tiveram início com o lançamento da revista digital da Brigada Guarani, que mostrou, com imágens e vídeos, um resumo dos principais acontecimentos que marcaram o período de transformação da Brigada, de Infantaria Motorizada para Mecanizada ao longo desta última década. Em seguida, no pátio principal ocorreu uma formatura reunindo representações de todas as Organizações Militares subordinadas a 15ª Bda Inf Mec.
O evento contou com diversas autoridades, civis, militares, personalidades locais, veteranos e representações de diversas Instituições e convidados em geral. Durante a cerimônia houve a entrega de Diplomas de Amigo da Brigada e entrega da Medalha Guarani, para personalidades e Instituições, que de forma significativa contribuíram para o engradecimento da Brigada.
A cerimônia foi presidida pelo General de Exército Exército Hertz Pires do Nascimento, Comandante Militar do Sul, que durante seu pronunciamento, enalteceu o trabalho realizado pela 15ª Bda Inf Mec no estado do Paraná, particularmente, na faixa de fronteira oeste.
Nos últimos 10 anos, a Brigada teve como grande desafio, receber as novas viaturas blindadas de transporte de pessoal sobre rodas Guarani, e desenvolver toda a parte doutrinária de emprego e utilização desse veículo. Foram anos de testes, experimentações e capacitações de militares e adequação de estruturas, a fim de conhecer e utilizar da melhor forma possível todas as potencialidades oferecidas por essas modernas viaturas blindadas.
Hoje a 15ª Bda Inf Mec é a Brigada referência no Brasil para todas as Grandes Unidades de Infantaria que estão em processo de mecanização, o que faz do Município de Cascavel, um dos mais visitados por militares do Brasil e do exterior.
Redes Sociais