Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > BRIGADA GUARANI APOIA A EXECUÇÃO DO EXERCÍCIO NO TERRENO DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS
Início do conteúdo da página
  • Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 09h52
  • Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 09h52

Cascavel (PR) – Fundada em 1920, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) é um estabelecimento pertencente à linha de ensino militar bélico que atua no aperfeiçoamento de capitães do Exército Brasileiro,  habilitando-os para o exercício das funções de Estado-Maior de unidade e demais funções de oficial superior não privativas do Quadro de Estado-Maior da Ativa do Exército. 

Desde a sua criação, a Escola contribuiu com a formação de mais de trinta mil capitães. Por esse motivo, a EsAO ficou conhecida no âmbito do Exército Brasileiro como a “Casa do Capitão”.

Ao longo do ano, a EsAO realiza diversos exercícios no terreno, onde os capitães-alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Dentro desse escopo, no período de 22 a 25 de outubro, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) – Brigada Guarani apoiou o Exercício no Terreno Integrador 2018, realizado pela EsAO na região de Cascavel (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

Inicialmente, a comitiva da “Casa do Capitão”, composta pelo General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa, Comandante da EsAO e mais 522 oficiais alunos e instrutores, assistiu a uma palestra sobre a implantação da Infantaria Mecanizada  e o Projeto Estratégico do Exército Guarani, ministrada pelo General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, Comandante da 15ª Bda Inf Mec.

Na sequência, a comitiva visitou as modernas instalações do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado e do 15º Batalhão Logístico, onde puderam conhecer de perto os materiais de emprego militar de última geração, existentes na Brigada Guarani. 

Nos dias 23 e 24 de outubro, a comitiva da EsAO prosseguiu com as suas atividades no terreno, verificando os planejamentos realizados em sala de aula e as possibilidades de sua execução à luz da doutrina.

Em 25 de outubro, a comitiva seguiu para a cidade de Foz do Iguaçu (PR), onde teve a oportunidade de conhecer a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, bem como o Parque Nacional do Iguaçu.

Fonte: 15ª Bda Inf Mec

Fim do conteúdo da página