Francisco Beltrão (PR) – A conclusão do Serviço Militar obrigatório assinala para o jovem o cabal cumprimento de um dever cívico. O consequente licenciamento é uma vitória a ser comemorada com vibração e orgulho, sobretudo, porque é a meritória conquista de um requisito para a cidadania plena. Pare e contemple a exitosa caminhada que realizou. Quantos ensinamentos hauridos e virtudes confirmadas, úteis ao cidadão e à Pátria! Quanta aprendizagem obteve como integrante da família “Sentinela do Sudoeste” e representante do “Braço Forte” e da “Mão Amiga”!
Nesse contexto, o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (16º Esqd C Mec), realizou em 11 de janeiro uma formatura para marcar o Licenciamento de 40 soldados, após a conclusão do Serviço Militar obrigatório no ano de 2018.
Caro recruta, recorde quando tudo começou. Lá no Posto de Recrutamento, apresentou-se e foi submetido a entrevistas, exames e inspeções. A seguir, o universo de “conscritos”, de aproximadamente 1.000 cidadãos brasileiros, foi reduzido ainda mais, quando considerado “Apto para o Serviço Militar”. Designado para o 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado após série de testes e entrevistas foi um dos 107 selecionados a adentrar o Portão das Armas.
Teve início o mês de internato e os subsequentes exercícios, instruções, serviços, bem como a prática dos princípios fundamentais da disciplina e hierarquia e do preparo técnico para a defesa da Pátria. Participou do fraterno convívio baseado na lealdade e no respeito para com todos e da sadia camaradagem. Compartilhou responsabilidades, ultrapassou limites pessoais, cresceu. O solene compromisso do soldado prestado perante a Bandeira do Brasil e tendo seus companheiros, superiores e familiares como testemunhas, exclamou: “…cuja honra, integridade e instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida! ” Missão cumprida! Aço! Cavalaria! Brasil!
Fotos: Seção de Comunicação Social do 16º Esqd C Mec
Redes Sociais